sábado, 16 de maio de 2009

"Me pusieron Manolito por el camión de mi padre y al camión le pusieron Manolito por mi padre, que se llama Manolo. A mi padre le pusieron Manolo por su padre, y así hasta el principio de los tiempos."
in Manolito Gafotas

É só um exemplo, mas sempre foi assim, e sempre será. Mal nascemos parece que já carregamos o "terrível" fardo de uma história de família, de um passado que não é nosso. Assim que nascemos, mal abrimos os olhos, já dizem que o nariz é da mãe, as orelhas são grandes como as do pai e a pele é morena como a da avó. É só um bebé, e ainda só se parece com um rato sem pêlo, mas já tem semelhanças com metade da família da mãe e metade da família do pai. Durante muitos anos somos os netos de alguém ou os filhos de alguém: "És o neto do Sr. Silva não és?" "És da família Miranda não és?" "A tua mãe é a Paulinha, não é?". Durante algum tempo até consegue ser engraçado, mas começamos a desenvolver uma personalidade e a adquirir uma identidade que é nossa, queremos ser um só, não a união de várias pessoas, o ponto de encontro de várias características. Não que seja mau, mas são muitos anos a ser comparados, e urge o anseio de sermos um EU.

5 comentários:

  1. Quanto aos bebes por acaso, não penso que são ratos sem pêlo mas que são todos iguais são, tirando eventualmente a coloração!!

    ResponderEliminar
  2. Bem verdade... é difícil começarmos a ser conhecidos por nós próprios. Mas tudo isso acontece porque cada pessoa associa as outras à sua própria geração. Isto é, alguém da idade da tua avó dirá certamente: "És a neta da D.Maria?". Alguém da idade dos teus pais já perguntará: "Por acaso não és filha da Filomena?". Mas na tu própria geração, és conhecida por seres quem és e não pela família que tens...
    Com o passar das gerações, vais "subindo na hierarquia" à medida que os familiares mais idosos nos abandonam. The circle of life...

    ResponderEliminar
  3. Tudo o que dizes é verdade, mas pior que isso, é quando querem que tu sejas quem não és apenas porque és parecido com A, B ou C… e não adiante explicar que só se é parecido fisicamente e que temos personalidades diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Felizmente, não conheço ninguém que conheça os meus pais e estou ligado a muito poucas coisas.. quanto a isso, estou sempre salvaguardado..

    Para os outros sou eu e apenas eu... não o filho do Fulano tal, o gajo que tem um Fiesta Amarelo ou o méne que mora na rua do cacete...

    ResponderEliminar
  5. Percebo o teu ponto de vista.
    Por outro lado, na minha opinião, não devemos olhar para essas comparações como sendo sempre algo de negativo. Vá, nagativo não, mas algo que parece estar destinado a ofuscar a nossa essência, o nosso EU.
    Contudo, não nos podemos esquecer que a vida é um ciclo. Ontem fomos o bebé com o nariz da mãe e as orelhas do pai, amanhã seremos o fim de tudo o que fomos. Será bom ouvir alguém dizer que há algo nosso na nova vida que brota.

    ResponderEliminar