"O que queres ser quando fores grande?"
Quantas vezes ouvimos nós esta pergunta até ao momento da grande decisão no 12º ano? pois, não foram só muitas vezes... foram imensas. Chegou até a uma altura em que já não se conseguia ouvir falar no assunto. Mas há que admitir que fazer esta pergunta a crianças entre os seus 6-10 anos, tem a sua graça. "Eu quero ser ou astronauta, ou cabeleireira, ou cantora". Fantástico como as crianças vêm as coisas de uma forma tão linear. E como conseguem dar ali logo 3 opções, de 3 ramos profissionais que se cruzam completamente. Astronauta que é astronauta anda sempre bem penteado e vai cantarolando no espaço.
Também eu tive todas as fases, a de
louca por ter 6 anos e não saber nada da vida)em que dizia que queria ser
professora e a de
sonhadora porque dizia que queria ser pediatra. E depois acordei para a realidade e percebi que os professores não tinham trabalho e aturavam crianças e adolescentes completamente indisciplanos e mal-educados e que para ser pediatra teria que renascer e voltar a estudar tudo de novo e de preferência alugar um cérebro novinho em folha. Tendo entao anulado estas opções restou-me escolher um curso à sorte e rezar para que servisse para alguma coisa.
Cinco anos depois, curso tirado, cá estou eu a dar aulas, tal como queria com os meus seis anos de idade. E tirando uma ou outra chatice, e tirando o facto de eu achar uma boa parte dos professores um bando de inúteis e desleixados, pode-se dizer que até gosto. Que afinal, apesar das coisas más que vêm atreladas, este "faz de conta" que sou professora está a ser fantástico, para mim e para os putos (ou pelo menos para alguns;)
E vocês o que queriam aos 6anos ser quando fossem grandes?