sábado, 21 de fevereiro de 2009

O que queres ser quando fores grande?

"O que queres ser quando fores grande?"
Quantas vezes ouvimos nós esta pergunta até ao momento da grande decisão no 12º ano? pois, não foram só muitas vezes... foram imensas. Chegou até a uma altura em que já não se conseguia ouvir falar no assunto. Mas há que admitir que fazer esta pergunta a crianças entre os seus 6-10 anos, tem a sua graça. "Eu quero ser ou astronauta, ou cabeleireira, ou cantora". Fantástico como as crianças vêm as coisas de uma forma tão linear. E como conseguem dar ali logo 3 opções, de 3 ramos profissionais que se cruzam completamente. Astronauta que é astronauta anda sempre bem penteado e vai cantarolando no espaço.
Também eu tive todas as fases, a de louca por ter 6 anos e não saber nada da vida)em que dizia que queria ser professora e a de sonhadora porque dizia que queria ser pediatra. E depois acordei para a realidade e percebi que os professores não tinham trabalho e aturavam crianças e adolescentes completamente indisciplanos e mal-educados e que para ser pediatra teria que renascer e voltar a estudar tudo de novo e de preferência alugar um cérebro novinho em folha. Tendo entao anulado estas opções restou-me escolher um curso à sorte e rezar para que servisse para alguma coisa.
Cinco anos depois, curso tirado, cá estou eu a dar aulas, tal como queria com os meus seis anos de idade. E tirando uma ou outra chatice, e tirando o facto de eu achar uma boa parte dos professores um bando de inúteis e desleixados, pode-se dizer que até gosto. Que afinal, apesar das coisas más que vêm atreladas, este "faz de conta" que sou professora está a ser fantástico, para mim e para os putos (ou pelo menos para alguns;)
E vocês o que queriam aos 6anos ser quando fossem grandes?

6 comentários:

  1. Eu quero ser calceteiro Maritímo :p

    Por acaso sempre quis ser engenheiro informático :D

    ResponderEliminar
  2. Para calceteiro marítimo já tens um bom mestre...

    ResponderEliminar
  3. Quanto a mim, por mais engraçado que possa parecer, Eng. Informático foi a 1ª profissão que quis ter. Isso talvez por volta dos meus 6 ou 7 anos. Rapidamente mudei de opinião a favor da medicina veterinária que se manteve anos a fio. No secundário acabei por me decidir oela Fisio... E e não é que a vida consegue mesmo ser irónica? 20 anos depois, cá estou eu em LEI:)

    ResponderEliminar
  4. Olha, isso não sabia... apercebi-me deste teu fascínio pela informática bem mais tarde! Mas estas coisas põem-nos a pensar se realmente existe o chamado "destino" :)

    ResponderEliminar
  5. Quando for grande quero ser rico... Não quero trabalhar... Quero ter pobres a trabalhar para mim e pagar-lhes apenas o que o estado me obriga... quero ter muito dinheiro para ter uma casa melhor que as dos pobres. Quero ter dinheiro para ter um carro que custe o mesmo que uma casa, um computador que custe o mesmo que um carro, uma televisão que custe o mesmo que um computador, e um iPod que custe o mesmo que uma televisão... e espero que esse dinheiro todo me ajude a nunca ter um cancro ou um par de cornos... :)

    Amo-te...

    ResponderEliminar
  6. E hoje quase que eu conseguia ter dinheiro para fazer alguma dessas coisa né??;P

    ResponderEliminar